terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

MANUTENÇÃO DA BIKE

CUIDADOS COM O QUADRO
Depois de limpar a bicicleta deixe-a secar. Se o seu quadro for de aço ou de crómio-molibdénio inspira mais cuidados com a ferrugem do que se for de alumínio. Para tal, deite um pouco de óleo em spray para dentro dos tubos do quadro, através dos orifícios existentes em toda a estrutura. Assim evitará a ocorrência prematura de pontos de ferrugem. Quanto à pintura, enquanto que os riscos num quadro de alumínio não são mais do que uma cicatriz cosmética, no que diz respeito a bicicletas de aço já são um verdadeiro problema, pois pode começar a ganhar ferrugem na parte onde falta a tinta. Existem pequenas latas de tinta de várias cores, sendo fácil de aplicá-las com um pincel pequeno. O verniz das unhas também é rápido e eficaz para o efeito. Certifique-se de que retira todos os pedacinhos de tinta soltos ou ferrugem antes de começar o seu trabalho de retoques. Inspeccione sempre bem o seu quadro na procura de micro-fissuras, principalmente nas zonas de maior esforço, tais como zonas junto ao eixo pedaleiro e à caixa de direcção.



OLEAR A CORRENTE
Pôr mais óleo por cima do óleo com detritos não serve de nada. Tenha sempre a corrente o mais limpa possível antes de a olear. Se tiver cuidado a olear a corrente como deve de ser, gasta menos óleo e a corrente atrai menos os detritos. Ponha o óleo no lado de dentro da corrente e pedale para trás lentamente de modo a que cada anel apanhe uma gota. Não ponha mais do que uma gota em cada elo. Deixe ficar durante algum tempo e depois limpe o excedente com um pano. Não se esqueça de utilizar os óleos específicos para tempo húmido ou para tempo seco. Os óleos para Inverno são mais viscosos e permanecem mais tempo na corrente quando esta é molhada pela água. Os óleos de Verão, por serem à base de Teflon atraem menos poeiras e resíduos.


PRESSÃO DOS PNEUS
Provavelmente a maior causa de câmaras de ar trilhadas e consequentes furos é a falta de pressão nos pneus. Além disso, os pneus com pouca pressão dão a impressão de que tem uma âncora amarrada à bicicleta. Verifique se os pneus têm a quantidade de ar adequado, sem fazer barrigas excessivas nas paredes laterais, e sem estarem demasiado rígidos a ponto de não cederem com a força dos nossos dedos. Verifique também se os pneus têm cortes nos flancos (zona lateral do pneu), se não estão ressequidos, demasiado gastos ou com tacos arrancados. Por fim, verifique também se os pneus estão bem montados nos aros: junto ao bordo do pneu, na zona que entra dentro do aro, existe uma linha (guia) marcada que circunda todo o pneu. Verifique se essa guia está equidistante em relação ao aro, em todo o seu perímetro. Alguns pneus têm direcção de rolamento. Tenha em atenção esta particularidade quando os montar. Geralmente a pressão utilizada nas rodas de 26" que equipam as nossas BTT‘s situa-se entre os 35 e os 40psi, mas tudo isto depende do nosso peso e do nosso gosto pessoal.



LIMPEZA DA CORRENTE
Uma corrente limpa funciona melhor e dura mais tempo. Para tal, utilize um spray desengordurante próprio para limpar correntes. Deixe a corrente absorver o produto durante uns 3 ou 4 minutos e, de seguida, limpe-a com água corrente. Se restarem alguns resíduos limpe-os com uma pequena escova de dentes. Se necessário repita a operação. Não se esqueça de limpar também as duas faces laterais da corrente. Enxugue-a agora com um pano limpo. Pode aproveitar o solvente e limpar de imediato as rodas cremalheiras, sem esquecer as que pertencem ao desviador traseiro. No Inverno são frequentes os "chupões" de corrente no quadro. Esta situação é muitas vezes devida a um ou mais elos da correntes estarem ligeiramente amolgados e torcidos, impedindo um bom rolar da mesma. Outras vezes é devido a um desgaste anormal dos elos da corrente, ou mesmo dos dentes das cremalheiras de todo o sistema de transmissão. É altura de substituir alguns elementos!

Sem comentários: